19.1.23

Hora do conto : Tapete Voador de Vanda Prazeres na BE da Correeira

Chegou ao fim a 𝓱𝓸𝓻𝓪 𝓭𝓸 𝓬𝓸𝓷𝓽𝓸 𝓲𝓽𝓲𝓷𝓮𝓻𝓪𝓷𝓽𝓮: Tapete voador, na Biblioteca da EB1/ JI da Correeira, com a contadora de histórias 𝗩𝗮𝗻𝗱𝗮 𝗣𝗿𝗮𝘇𝗲𝗿𝗲𝘀. A Vanda espalhou, por quase todas as turmas do 1.º ciclo, a magia das suas histórias. Esta é uma atividade realizada em parceria com a Biblioteca Municipal Lídia Jorge. Muito obrigada, Vanda!🤗

17.1.23

TOP LEITOR da BE da EB1/JI de Vale Pedras

👉 1275 é o número de livros que, durante o 1.º período, "foram levados" da Biblioteca da EB1/JI de Vale Pedras para leitura domiciliária. 👉 Foram dois alunos do 2.º A, da prof.ª Vanda Duro e uma aluna do 2.º B, da prof.ª Conceição Silvestre que, no 1.º período, conquistaram os primeiros lugares do 𝙏𝙤𝙥 𝙇𝙚𝙞𝙩𝙤𝙧. Parabéns aos alunos e às professoras que incentivam a leitura. 👏 👉 Fica também a saber quais foram os livros mais requisitados da nossa BE. 📚

12.1.23

Maratona de cartas 2022/23

O Departamento de Ciências Sociais e Humanas, a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento estão a participar, em articulação com as bibliotecas escolares, na Maratona de Cartas 2022.23. 👉O que tens de fazer? 1- Assinar as petições em: https://www.amnistia.pt/maratona/ 👉 Colocar o código do nosso agrupamento – 𝟯𝗤𝗤𝗗 2- Partilhar este post nas tuas redes sociais.

9.1.23

CNL fase escolar- BE da Correeira

Estão inscritos 17 alunos da EB1/JI da Correeira para participar no 𝗖𝗼𝗻𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼 𝗡𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗟𝗲𝗶𝘁𝘂𝗿𝗮 Boa sorte a todos os concorrentes.

Poesia e Cidadania

No dia 5 de janeiro, decorreu na BE-EBSA um extraordinário momento de Poesia e Cidadania. Afonso Dias, músico, cantor, poeta e declamador, explicou aos alunos do 10.º I – Desporto passagens da Constituição da República Portuguesa, falou da militância contra o fascismo e cantou poemas de Zeca Afonso que muito os entusiasmaram. Foi, sem dúvida, uma manhã diferente e muito proveitosa.

6.1.23

Crime_Imperfeito

Após o crime na EBSA, as turmas foram convidadas a escrever a história. A melhor história foi escrita pela turma do 9.º ano, turma C.

28.12.22

A HORA DE TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO

No âmbito do projeto Transformar a educação: Dá voz às tuas ideias!, e de entre os representantes de 59 Agrupamentos, o aluno José Lourenço Ferreira Fernandes (12.º F- EBSA) passou à 2.ª sessão de apresentação/discussão de propostas que possam melhorar a educação, com o tema - A hora de transformar a educação. A qualidade das discussões irá permitir o apuramento dos 20 alunos que participarão na sessão presencial, de âmbito nacional, com o Ministro da Educação. Muitos parabéns, José!

21.12.22

Miúdos a votos- Top 20- 1.º ciclo 2022.23

Já foram apurados os candidatos da sétima edição da iniciativa Miúdos a votos, organizada pela Visão Júnior e pela Rede de Bibliotecas Escolares. Este ano, mais de 30 000 alunos, do 1.º ciclo ao ensino secundário, participaram numa das etapas mais importantes deste projeto, ao nomearem o seu livro preferido. No total, foram mais de 6 000 os livros nomeados, no conjunto dos quatro ciclos, abrangendo uma grande variedade de estilos, géneros, temas e autores. No entanto, apenas 20 livros em cada ciclo – os que foram nomeados mais vezes pelos alunos – vão a eleições. À semelhança dos anos anteriores, o processo de apuramento dos livros mais nomeados contou com o apoio técnico da Pordata.

Boas festas - são os votos dos monitores e equipa da BE de Vale Pedras

Dia Mundial da FILOSOFIA

No dia 17 de novembro, dia Mundial da Filosofia, o grupo de Filosofia da ESBA dinamizou, em parceria com a biblioteca, uma palestra com um convidado muito especial, José Xarez, filósofo e investigador no Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, com a finalidade de conduzir os alunos a pensarem pelas suas cabeças sobre o problema filosófico do livre-arbítrio e da sua relação com o crime: Fará sentido num mundo determinista em que não há verdadeiro livre-arbítrio sermos culpados pelos nossos crimes? Durante a apresentação, os alunos foram convidados a participar ativamente na construção do problema, na elaboração de respostas e a debater as principais teorias envolvidas. Durante este exercício de pensamento, foram vários os alunos que elaboraram e partilharam as suas ideias e teses, proporcionando um debate curioso e profícuo em torno da questão de saber se as punições são realmente justas e se as prisões devem, de facto, existir. No final deste debate e à semelhança de todo e qualquer bom problema filosófico, não se chegou a "parte alguma", muito menos a uma resposta definitiva. E, ainda bem, pois em Filosofia aquilo que mais importa não é o desfecho da questão, mas o espanto provocado pelas inquietações suscitadas ao longo do caminho.

Criado com o Padlet

20.12.22