28.1.23
19.1.23
Hora do conto : Tapete Voador de Vanda Prazeres na BE da Correeira
Chegou ao fim a 𝓱𝓸𝓻𝓪 𝓭𝓸 𝓬𝓸𝓷𝓽𝓸 𝓲𝓽𝓲𝓷𝓮𝓻𝓪𝓷𝓽𝓮: Tapete voador, na Biblioteca da EB1/ JI da Correeira, com a contadora de histórias 𝗩𝗮𝗻𝗱𝗮 𝗣𝗿𝗮𝘇𝗲𝗿𝗲𝘀.
A Vanda espalhou, por quase todas as turmas do 1.º ciclo, a magia das suas histórias.
Esta é uma atividade realizada em parceria com a Biblioteca Municipal Lídia Jorge.
Muito obrigada, Vanda!🤗
17.1.23
TOP LEITOR da BE da EB1/JI de Vale Pedras
👉 1275 é o número de livros que, durante o 1.º período, "foram levados" da Biblioteca da EB1/JI de Vale Pedras para leitura domiciliária.
👉 Foram dois alunos do 2.º A, da prof.ª Vanda Duro e uma aluna do 2.º B, da prof.ª Conceição Silvestre que, no 1.º período, conquistaram os primeiros lugares do 𝙏𝙤𝙥 𝙇𝙚𝙞𝙩𝙤𝙧.
Parabéns aos alunos e às professoras que incentivam a leitura. 👏
👉 Fica também a saber quais foram os livros mais requisitados da nossa BE. 📚
16.1.23
15.1.23
Transformar a Educação: Dá voz às tuas ideias!
No dia 11 de janeiro, esteve o José Fernandes na 2.ª sessão c/RBE, na discussão com outros alunos a nível Nacional sobre o Ensino em Portugal.
12.1.23
Maratona de cartas 2022/23
10.1.23
9.1.23
CNL fase escolar- BE da Correeira
Estão inscritos 17 alunos da EB1/JI da Correeira para participar no 𝗖𝗼𝗻𝗰𝘂𝗿𝘀𝗼 𝗡𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗟𝗲𝗶𝘁𝘂𝗿𝗮
Boa sorte a todos os concorrentes.
Poesia e Cidadania
No dia 5 de janeiro, decorreu na BE-EBSA um extraordinário momento de Poesia e Cidadania.
Afonso Dias, músico, cantor, poeta e declamador, explicou aos alunos do 10.º I – Desporto passagens da Constituição da República Portuguesa, falou da militância contra o fascismo e cantou poemas de Zeca Afonso que muito os entusiasmaram.
Foi, sem dúvida, uma manhã diferente e muito proveitosa.
8.1.23
6.1.23
Crime_Imperfeito
Após o crime na EBSA, as turmas foram convidadas a escrever a história.
A melhor história foi escrita pela turma do 9.º ano, turma C.
5.1.23
3.1.23
28.12.22
A HORA DE TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO
No âmbito do projeto Transformar a educação: Dá voz às tuas ideias!, e de entre os representantes de 59 Agrupamentos, o aluno José Lourenço Ferreira Fernandes (12.º F- EBSA) passou à 2.ª sessão de apresentação/discussão de propostas que possam melhorar a educação, com o tema - A hora de transformar a educação.
A qualidade das discussões irá permitir o apuramento dos 20 alunos que participarão na sessão presencial, de âmbito nacional, com o Ministro da Educação.
Muitos parabéns, José!
21.12.22
Miúdos a votos- Top 20- 1.º ciclo 2022.23
Já foram apurados os candidatos da sétima edição da iniciativa Miúdos a votos, organizada pela Visão Júnior e pela Rede de Bibliotecas Escolares.
Este ano, mais de 30 000 alunos, do 1.º ciclo ao ensino secundário, participaram numa das etapas mais importantes deste projeto, ao nomearem o seu livro preferido. No total, foram mais de 6 000 os livros nomeados, no conjunto dos quatro ciclos, abrangendo uma grande variedade de estilos, géneros, temas e autores.
No entanto, apenas 20 livros em cada ciclo – os que foram nomeados mais vezes pelos alunos – vão a eleições. À semelhança dos anos anteriores, o processo de apuramento dos livros mais nomeados contou com o apoio técnico da Pordata.
Dia Mundial da FILOSOFIA
No dia 17 de novembro, dia Mundial da Filosofia, o grupo de Filosofia da ESBA dinamizou, em parceria com a biblioteca, uma palestra com um convidado muito especial, José Xarez, filósofo e investigador no Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, com a finalidade de conduzir os alunos a pensarem pelas suas cabeças sobre o problema filosófico do livre-arbítrio e da sua relação com o crime: Fará sentido num mundo determinista em que não há verdadeiro livre-arbítrio sermos culpados pelos nossos crimes?
Durante a apresentação, os alunos foram convidados a participar ativamente na construção do problema, na elaboração de respostas e a debater as principais teorias envolvidas. Durante este exercício de pensamento, foram vários os alunos que elaboraram e partilharam as suas ideias e teses, proporcionando um debate curioso e profícuo em torno da questão de saber se as punições são realmente justas e se as prisões devem, de facto, existir.
No final deste debate e à semelhança de todo e qualquer bom problema filosófico, não se chegou a "parte alguma", muito menos a uma resposta definitiva. E, ainda bem, pois em Filosofia aquilo que mais importa não é o desfecho da questão, mas o espanto provocado pelas inquietações suscitadas ao longo do caminho.
20.12.22
Subscrever:
Mensagens (Atom)