12.3.24

𝘼𝒓𝙩𝒊𝙨𝒕𝙖 𝙍𝒆𝙨𝒊𝙙𝒆𝙣𝒕𝙚_𝙈𝒂𝙩𝒆𝙪𝒔 𝑽𝙚𝒓𝙙𝒆-9.º B

Última sessão do dia 11 de março, pelas 17:20, com a turma B do 9.ºano. Conjugando as preocupações que estão no centro da pesquisa de Mateus Verde definida para o PCE pelo AEA “As artes lá fora” propôs centrar o incentivo ao desenvolvimento do olhar artístico. desenvolvimento de um olhar sobre o mundo, os edifícios, dispositivos, objetos e principalmente a natureza que fuja ao normativo e que seja criador de novas perspetivas e realidades.

𝘼𝒓𝙩𝒊𝙨𝒕𝙖 𝙍𝒆𝙨𝒊𝙙𝒆𝙣𝒕𝙚_𝙈𝒂𝙩𝒆𝙪𝒔 𝑽𝙚𝒓𝙙𝒆-9.º D

Mateus Verde, destaca, a contemplação e experiência consciente do mundo natural e a criação musical e sonora através de meios como investigações experimentais e explorações na área da eletroacústica. A esta sessão pelas 16:20h, participou a turma D do 9.º ano da professora Lúcia Neto.

𝙌𝒖𝙚𝒎 𝑺𝙤𝒖-9.º A

Mais uma atividade em trabalho colaborativo entre a Biblioteca e a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e finalizada com a avaliação no mentimenter.

𝘼𝒓𝙩𝒊𝙨𝒕𝙖 𝙍𝒆𝙨𝒊𝙙𝒆𝙣𝒕𝙚_𝙈𝒂𝙩𝒆𝙪𝒔 𝑽𝙚𝒓𝙙𝒆

No dia 11, segunda-feira, pelas 11:20h, a turma G, do 9.º ano, acompanhada pela professora Janine Silva, participou no projeto do artísta residente, na Biblioteca. Dentro da diversidade de formas expressivas, existem temas centrais que Mateus Verde tem servido de norteador para o seu trabalho, especialmente nos últimos anos.

𝘼𝒏𝙩𝒐𝙡𝒐𝙜𝒊𝙖_𝙍𝒆𝙖𝒅𝙊𝒏

Pelas 10:20h, dia 12 reuniu-se mais uma vez o grupo da Antologia, agora com texto único denominado "Lágrimas de madeira" Monitorizamos o texto único e teceremos algumas críticas.

𝘼𝒓𝙩𝒊𝙨𝒕𝙖 𝙍𝒆𝙨𝒊𝙙𝒆𝙣𝒕𝙚_𝙈𝒂𝙩𝒆𝙪𝒔 𝑽𝙚𝒓𝙙𝒆-9.º H

Ontem dia 11, segunda-feira começamos com a turma H da professora Janina Silva.

𝘼𝒓𝙩𝒊𝙨𝒕𝙖 𝙍𝒆𝙨𝒊𝙙𝒆𝙣𝒕𝙚_𝙈𝒂𝙩𝒆𝙪𝒔 𝑽𝙚𝒓𝙙𝒆 9.ºG

𝑺𝙚𝒓 𝒆𝙨𝒄𝙧𝒊𝙩𝒐𝙧 𝙚́ 𝙘𝒐𝙤𝒍 - 3.º Desafio

9.3.24

𝑫𝙞𝒂 𝒅𝙖 𝙢𝒂𝙩𝒆𝙢𝒂́𝙩𝒊𝙘𝒂

A turma A, do 10.º ano, na Biblioteca da EBSA, aguarda a chegada dos alunos do 4º ano da EB1/JI de Vale Pedras, para uns jogos. É já dia 14, quinta-feira! Estes robots, acabados de construir, são alguns dos exemplos.

𝘼𝒏𝙤́𝒏𝙞𝒎𝙪𝒔

Devido à greve, na sexta-feira, dia 8, vamos ter de alteração data, ainda a definir.

8.3.24

𝑫𝙞𝒂 𝒅𝙖 𝙈𝒖𝙡𝒉𝙚𝒓

A BE da EBSA assinala este dia lembrando o papel da mulher portuguesa na luta antifascista, no ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de Abril. Militantes revolucionárias como Conceição Matos que, quando presa nas cadeias de Salazar, foi barbaramente torturada pelos esbirros da PIDE e Catarina Eufémia, ceifeira, que foi assassinada quando lutava por melhores condições de trabalho, são dois exemplos da participação das mulheres na luta pela emancipação e pela liberdade. É importante recordar que passaram pelas prisões fascistas 1755 mulheres.

𝘾𝒖𝙧𝒔𝙤 𝙎𝒐𝙘𝒊𝙤𝒄𝙪𝒍𝙩𝒖𝙧𝒂𝙡 𝙚 𝘼𝒏𝙞𝒎𝙖𝒄̧𝙖̃𝒐

O curso prepara um teatro surpresa com a professora Rosinha. Estiveram a planear e ensaiar na Biblioteca_EBSA.

𝙏𝙤𝙥_𝙇𝙚𝙞𝙩𝙤𝙧- mês de fevereiro

A nossa Top do mês de fevereiro é Carina Klivanets.

𝘼𝒓𝙩𝒊𝙨𝒕𝙖 𝙍𝒆𝙨𝒊𝙙𝒆𝙣𝒕𝙚_𝙈𝒂𝙩𝒆𝙪𝒔 𝑽𝙚𝒓𝙙𝒆-9.º A

No mesmo dia, mas de tarde esteve presente a turma A do 9.º ano.

𝐂𝐨𝐧𝐜𝐮𝐫𝐬𝐨 𝐝𝐞 𝐅𝐨𝐭𝐨𝐠𝐫𝐚𝐟𝐢𝐚 "𝐀 𝐋𝐢𝐛𝐞𝐫𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐞́..."

O Grupo de História promove o Concurso de Fotografia "A Liberdade é..." no âmbito do 50º aniversário da Revolução do 25 de Abril, que será destinado aos vários níveis de ensino e à comunidade escolar em geral (docentes e não docentes). Trata-se de um Concurso de Fotografia em que cada participante concorrerá apenas com uma fotografia que deverá espelhar o que é a liberdade. A acompanhar a fotografia deverá ser entregue um pequeno texto explicativo (memória descritiva). A fotografia e texto explicativo devem ser enviados (até 22 de março) para: liberdade50ga@gmail.com

𝘼𝒓𝙩𝒊𝙨𝒕𝙖 𝙍𝒆𝙨𝒊𝙙𝒆𝙣𝒕𝙚_𝙈𝒂𝙩𝒆𝙪𝒔 𝑽𝙚𝒓𝙙𝒆 -9.º F

Na BE da EBSA desenvolveram-se as atividades propostas pelo Mateus Verde com 3 turmas do 9.ºano, no dia 6 de março, quarta-feira. Esteve presente a prof. da disciplina de Educação Visual Carina Lopes. Este projeto é inserido no Plano Nacional das Artes.

6.3.24

𝙍𝒆𝙦𝒖𝙞𝒔𝙞𝒄̧𝙖̃𝒐 𝒅𝙚 𝙙𝒐𝙘𝒖𝙢𝒆𝙣𝒕𝙤 𝙡𝒊𝙫𝒓𝙤

Desde que a biblioteca deixou de ser sala de aula e se tornou um espaço mais aberto e acolhedor, tem havido um aumento significativo na requisição de livros por parte dos alunos. Este fenómeno pode ser atribuído a diversos fatores, como a maior disponibilidade de tempo fora das aulas para a leitura, a curiosidade despertada pela diversidade de títulos disponíveis e a tranquilidade do ambiente que favorece a concentração. Além disso, a mudança de perceção da biblioteca como um local apenas para pesquisa, para um espaço multifuncional, onde os alunos podem não só estudar, mas também relaxar, socializar e expandir seus horizontes, tem contribuído para esse aumento na procura por livros. A biblioteca agora é vista como um refúgio intelectual, um lugar onde a imaginação pode voar livremente e as mentes podem se enriquecer com conhecimento de diversas áreas. Portanto, a transformação da biblioteca em um ambiente mais inclusivo e atrativo tem sido fundamental para estimular o interesse dos alunos pela leitura, tornando-a um espaço essencial para o desenvolvimento pessoal e académico dos jovens.

𝙌𝒖𝙚𝒎 𝑺𝙤𝒖

A sensibilização para os alunos, referiu-se ao ato de aumentar a perceção e compreensão das diferenças individuais, sejam elas de origem étnica, cultural, de género, orientação sexual, religião, entre outras. A inclusão, por sua vez, foi abordada relativamente à prática de garantir que todas as pessoas tenham acesso igualitário a oportunidades, independentemente de suas características pessoais. Na diversidade destacou-se a riqueza de perspetivas, experiências e identidades que existem em nossa sociedade, enriquecendo-a e tornando-a mais inclusiva. Ao refletir sobre "quem sou" nesse contexto, foi importante considerar como as suas próprias experiências, valores e identidade se relacionam com a sensibilização, a inclusão e a diversidade. Perguntas como: "Como eu posso contribuir para um ambiente mais inclusivo?"; "Quais são meus preconceitos e como posso desconstruí-los?"; e "Como pode ampliar minha compreensão sobre as diferentes realidades das pessoas ao meu redor?" Podem ajudar a desenvolver uma maior consciência sobre si mesmo e sobre o mundo à sua volta. Reconhecer a importância da diversidade, praticar a inclusão e buscar constantemente a sensibilização são passos essenciais para construir uma sociedade mais justa, igualitária e acolhedora para todos.

4.3.24

𝙌𝒖𝙚𝒎 𝑺𝙤𝒖

Hoje, pelas 14:20h a turma G do 9.º ano esteve presente na Biblioteca Escolar, com a finalidade de conversar sobre a identidade de uma pessoa.Esta é composta por diversos elementos, como as suas características pessoais, valores, crenças e experiências de vida. Ela desempenha um papel fundamental na definição de quem somos e como nos relacionamos com o mundo ao nosso redor. No contexto da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento em colaboração com a Biblioteca Escolar da EBSA representada pela Maria Gomes falou-se de respeito pelas desigualdades de cada cidadão que devem ser reconhecidos e respeitadas. Assim, na promoção da cidadania e do trabalho colaborativo, oferecemos informações, a duas turmas do 9.º ano E e G, que no final da atividade fizeram uma avaliação da mesma, através de uma ferramenta digital Mentimenter. Obrigada à prof. Lúcia Neto

𝙌𝒖𝙚𝒎 𝑺𝙤𝒖

Hoje, pelas 13:20h a turma E do 9.º ano esteve presente na Biblioteca Escolar, com a finalidade de conversar sobre a identidade de uma pessoa.Esta é composta por diversos elementos, como as suas características pessoais, valores, crenças e experiências de vida. Ela desempenha um papel fundamental na definição de quem somos e como nos relacionamos com o mundo ao nosso redor. No contexto da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento em colaboração com a Biblioteca Escolar da EBSA representada pela Maria Gomes falou-se de respeito pelas desigualdades de cada cidadão que devem ser reconhecidos e respeitadas. Assim, na promoção da cidadania e do trabalho colaborativo, oferecemos informações, a duas turmas do 9.º ano E e G, que no final da atividade fizeram uma avaliação da mesma, através de uma ferramenta digital Mentimenter. Obrigada à prof.ª Lúcia Neto