31.5.23

Projeto bYou

No dia 29 do mês de maio, foram submetidos 8 trabalhos escritos de alunos que participaram no projeto, que tem como objetivo promover o confronto de ideias, a cordialidade, o respeito pelo outro e a atitude construtiva e reflexiva sobre temas atuais e de interesse.

18.5.23

TOP_LEITOR

Parabéns Rodrigo Brissos, pelos 2 livros lidos no mês de abril!

AVANCA_GIGANTES_EB23_Dr._Francisco_Cabrita

Aconteceu a fantástica sessão do 3.° período das curtas metragens-Avanca GIGANTES, no Auditório Municipal. Assistiram às curtas de cinema de animação, 464 alunos, entre 5.°, 6.° 7.° 8.° e 9.º anos. Dentro das temáticas abordadas, sustentabilidade, proteção do meio ambiente, animação e cinema, afeto e família, os alunos avaliaram com 5 estrelas os filmes que mais gostaram. Foi um dia intenso e carregado de muita energia! Agradeço imenso a colaboração de todos os docentes que abraçaram o projeto e me apoiaram nesta viagem pelo cinema! Obrigada

14.5.23

Comemoração do dia 5 _Dia_MUNDIAL_DA LÍNGUA_PORTUGUESA

Partilha da região, onde se insere a nossa Escola, com trabalhos elaboraddos pelos alunos, atividades na biblioteca, declamação de poesia de alunas e assistente bibliotecária.

13.5.23

Mais 20 tablets na Biblioteca!

Na biblioteca da EBSA, de momento temos 25 tablets prontinhos a ser requisitados! Existem regras!!! Informações adicionais, na receção da mesma.

TOP_LEITOR

Parabéns João Reis, vencedor do mês de março, com 2 livros!

Projeto DEBAQI

Este projeto consiste no debate e troca de ideias entre alunos. Estes têm de acedder à plataforma DEBAQI através de um link, seguindo as instruções disponíveis no manual do aluno, fornecido atempadamente. A primeira sessão deste ano foi na passada quarta-dfeira, dia 10, pelas 10:30h, com a participação de 23 alunos dos 10.º e 11.º anos. Estiveram presentes 5 professores, mas sem participarem no debate. O tema a debater foi a Vacinação

10.5.23

Hora do conto com José Nunes em Vale Pedras

 








O Dr. José Maria Nunes, Diretor da Fnac do Algarve, veio a Vale Pedras, participar na Hora do Conto, do 4ºA da professora Marta Cunha.
No dia 2 de maio, a nossa BE recebeu com grande alegria o Dr José e a Drª Filipa Cardoso.
O livro escolhido para a hora do conto foi "Carta aos Líderes do Mundo", de Maria Inês Almeida e Flávia Lins e Silva. Houve ainda tempo para os alunos mostrarem a sua escola, lugar onde semeiam, plantam e colhem amor.🫶

📍Prof.ª titular Marta Cunha
📍PB Soraia Ferreira



24.4.23

Público na Escola_ Jornalistas em Rede

Projeto realizado por mais de 28 alunos. Parabéns às professoras que conseguiram motivá-los e aos alunos muitos parabéns pelo trabalho desenvolvido!

Dia da Terra

O 𝗗𝗶𝗮 𝗱𝗮 𝗧𝗲𝗿𝗿𝗮 é comemorado anualmente a 22 de abril. Igualmente designado de Dia do Planeta Terra ou Dia da Mãe Terra, reconhece a importância do planeta e alerta todos os habitantes para a importância e a necessidade de preservar os recursos naturais do mundo. O dia é dedicado a alertar para a necessidade de promover um desenvolvimento sustentável enquanto fator fundamental para a qualidade de vida das futuras gerações. Ficam aqui algumas sugestões de leitura para quem pretende ajudar a salvar o planeta.

23.4.23

22.4.23

Comemoração 25 Abril

Foi no dia 20, na Biblioteca da EBSA, com a presença de ALBANO NUNES que comemoramos o 25 de Abril. Neste dia, para além do testemunho do convidado houve debate e momentos de poesia! Obrigada a todos os professores e alunos participantes. Em 1974, com o 25 de Abril, revolveu-se toda a vida no País. O regime fascista foi derrubado após o primeiro passo dado pelos Capitães de Abril e seguido por enchentes de ruas e praças de gente, numa explosão de liberdade e com um enorme sentimento da necessidade de profundas alterações no país. Hoje, 49 anos depois, comemorar Abril, exige afirmar o que a Revolução representa e expressa enquanto processo libertador com profundas transformações na sociedade portuguesa e um dos mais altos momentos da vida e da história do povo português e de Portugal. Celebrar Abril é evidenciar o que foi o fascismo e combater o seu branqueamento, é destacar a luta antifascista, pela liberdade e a democracia. Comemorar Abril é exigir que se cumpra a Constituição da República Portuguesa, nomeadamente o que ela consagra e determina quanto à criação de regiões administrativas e exigir a reposição das freguesias extintas.

16.ª edição a fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura em Castro Marim

Decorreu no passado dia 18 de abril. Um dia fantástico e dedicado a este enorme privilégio a LEITURA. Os nossos concorrentes tiveram uma prestação incrível. Ainda assim, não foram à prova de palco. Destacamos que vivemos momentos intensos e de grandes aprendizados. Queremos endereçar os nossos sinceros parabéns a todos! Obrigada por nos ajudarem a proporcionar momentos carregados de aventuras, enaltecendo o nosso trabalho e o prazer de LER! Ler, é viajar sem sair do lugar! Professor(e)as e aluna(o)s, o nosso bem haja por colaborarem com a Biblioteca Escolar. As PB Márcia Diogo Saraiva Manuela Jorge Soraia Ferreira

21.4.23

As Cartas Ridículas do senhor Fernando e os Suspiros Líricos da menina Ofélia

No passado dia 19, as turmas 12.º A, D, E, G, H e I visionaram a peça de teatro acima mencionada representada pela Companhia de Teatro do Algarve _ACTA. "Mas que fazer começa uma das cartas de Fernando Pessoa a Ofélia Queiroz. Na correspondência entre ambos há quem julgue vislumbrar um lado desconhecido do poeta – um relance de uma suposta “verdade”. As cartas ridículas do Sr. Fernando e os suspiros líricos da menina Ofélia assenta precisamente na suposição inversa. À dramatização da célebre correspondência, acrescenta-se a de outros textos, de Pessoa e do encenador. A dramatização decorre de uma leitura das cartas como se de uma troca assimétrica se tratasse: Pessoa sabe o que está a fazer, e vive os diálogos com Ofélia sobretudo como uma experiência que serve a sua produção poética, ao passo que Ofélia encara o romance irreflectidamente, como se um desígnio do destino se tratasse. Nela, a existência cumpre-se com um sentido de devir trágico; nele, dá-se um incidente que confere uma inesperada densidade ao ramerrame da sua vida rotineira comezinha. Portanto, o enredo, a manipulação, a “encenação”, são dele; ela cumpre o que ele determina que se cumpra. Nela é visível a transformação de uma psicologia num comportamento, alheia aos ditames de um destino trágico (simbólico) que se cumpre da primeira à última carta dela. As cartas dele correspondem aos desígnios distintivos de um deus ex machina em acção. Este mesmo, determina que a acção decorra entre o elemento Água e o elemento Fogo. A encenação não deixa de considerar o tratamento assertivo, um variado conjunto de sinais que visam a mais directa inteligibilidade do espectáculo por forma a proporcionar ao público estudante instrumentos que promovam a satisfação do seu interesse e da sua curiosidade – é, portanto, um espectáculo que além de objectivos artísticos visa também objectivos pedagógicos." No final da peça, houve um pequeno debate entre o público e o encenador. Os alunos vieram mais "ricos" com Fernando Pessoa