8.3.24
𝘼𝒓𝙩𝒊𝙨𝒕𝙖 𝙍𝒆𝙨𝒊𝙙𝒆𝙣𝒕𝙚_𝙈𝒂𝙩𝒆𝙪𝒔 𝑽𝙚𝒓𝙙𝒆 -9.º F
Na BE da EBSA desenvolveram-se as atividades propostas pelo Mateus Verde com 3 turmas do 9.ºano, no dia 6 de março, quarta-feira.
Esteve presente a prof. da disciplina de Educação Visual Carina Lopes.
Este projeto é inserido no Plano Nacional das Artes.
6.3.24
𝙍𝒆𝙦𝒖𝙞𝒔𝙞𝒄̧𝙖̃𝒐 𝒅𝙚 𝙙𝒐𝙘𝒖𝙢𝒆𝙣𝒕𝙤 𝙡𝒊𝙫𝒓𝙤
Desde que a biblioteca deixou de ser sala de aula e se tornou um espaço mais aberto e acolhedor, tem havido um aumento significativo na requisição de livros por parte dos alunos. Este fenómeno pode ser atribuído a diversos fatores, como a maior disponibilidade de tempo fora das aulas para a leitura, a curiosidade despertada pela diversidade de títulos disponíveis e a tranquilidade do ambiente que favorece a concentração.
Além disso, a mudança de perceção da biblioteca como um local apenas para pesquisa, para um espaço multifuncional, onde os alunos podem não só estudar, mas também relaxar, socializar e expandir seus horizontes, tem contribuído para esse aumento na procura por livros. A biblioteca agora é vista como um refúgio intelectual, um lugar onde a imaginação pode voar livremente e as mentes podem se enriquecer com conhecimento de diversas áreas.
Portanto, a transformação da biblioteca em um ambiente mais inclusivo e atrativo tem sido fundamental para estimular o interesse dos alunos pela leitura, tornando-a um espaço essencial para o desenvolvimento pessoal e académico dos jovens.
𝙌𝒖𝙚𝒎 𝑺𝙤𝒖
A sensibilização para os alunos, referiu-se ao ato de aumentar a perceção e compreensão das diferenças individuais, sejam elas de origem étnica, cultural, de género, orientação sexual, religião, entre outras. A inclusão, por sua vez, foi abordada relativamente à prática de garantir que todas as pessoas tenham acesso igualitário a oportunidades, independentemente de suas características pessoais. Na diversidade destacou-se a riqueza de perspetivas, experiências e identidades que existem em nossa sociedade, enriquecendo-a e tornando-a mais inclusiva.
Ao refletir sobre "quem sou" nesse contexto, foi importante considerar como as suas próprias experiências, valores e identidade se relacionam com a sensibilização, a inclusão e a diversidade. Perguntas como: "Como eu posso contribuir para um ambiente mais inclusivo?"; "Quais são meus preconceitos e como posso desconstruí-los?"; e "Como pode ampliar minha compreensão sobre as diferentes realidades das pessoas ao meu redor?" Podem ajudar a desenvolver uma maior consciência sobre si mesmo e sobre o mundo à sua volta. Reconhecer a importância da diversidade, praticar a inclusão e buscar constantemente a sensibilização são passos essenciais para construir uma sociedade mais justa, igualitária e acolhedora para todos.
4.3.24
𝙌𝒖𝙚𝒎 𝑺𝙤𝒖
Hoje, pelas 14:20h a turma G do 9.º ano esteve presente na Biblioteca Escolar, com a finalidade de conversar sobre a identidade de uma pessoa.Esta é composta por diversos elementos, como as suas características pessoais, valores, crenças e experiências de vida. Ela desempenha um papel fundamental na definição de quem somos e como nos relacionamos com o mundo ao nosso redor. No contexto da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento em colaboração com a Biblioteca Escolar da EBSA representada pela Maria Gomes falou-se de respeito pelas desigualdades de cada cidadão que devem ser reconhecidos e respeitadas.
Assim, na promoção da cidadania e do trabalho colaborativo, oferecemos informações, a duas turmas do 9.º ano E e G, que no final da atividade fizeram uma avaliação da mesma, através de uma ferramenta digital Mentimenter.
Obrigada à prof. Lúcia Neto
𝙌𝒖𝙚𝒎 𝑺𝙤𝒖
Hoje, pelas 13:20h a turma E do 9.º ano esteve presente na Biblioteca Escolar, com a finalidade de conversar sobre a identidade de uma pessoa.Esta é composta por diversos elementos, como as suas características pessoais, valores, crenças e experiências de vida. Ela desempenha um papel fundamental na definição de quem somos e como nos relacionamos com o mundo ao nosso redor. No contexto da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento em colaboração com a Biblioteca Escolar da EBSA representada pela Maria Gomes falou-se de respeito pelas desigualdades de cada cidadão que devem ser reconhecidos e respeitadas.
Assim, na promoção da cidadania e do trabalho colaborativo, oferecemos informações, a duas turmas do 9.º ano E e G, que no final da atividade fizeram uma avaliação da mesma, através de uma ferramenta digital Mentimenter.
Obrigada à prof.ª Lúcia Neto
1.3.24
29.2.24
𝙌𝒖𝙚𝒎 𝒔𝙤𝒖...
Atividade que se irá realizar em trabalho colaborativo entre a BE_EBSA e a disciplina de Cidadadina e Desenvolvimento para os 9.º anos.
28.2.24
27.2.24
Subscrever:
Mensagens (Atom)