6.3.24

𝙌𝒖𝙚𝒎 𝑺𝙤𝒖

A sensibilização para os alunos, referiu-se ao ato de aumentar a perceção e compreensão das diferenças individuais, sejam elas de origem étnica, cultural, de género, orientação sexual, religião, entre outras. A inclusão, por sua vez, foi abordada relativamente à prática de garantir que todas as pessoas tenham acesso igualitário a oportunidades, independentemente de suas características pessoais. Na diversidade destacou-se a riqueza de perspetivas, experiências e identidades que existem em nossa sociedade, enriquecendo-a e tornando-a mais inclusiva. Ao refletir sobre "quem sou" nesse contexto, foi importante considerar como as suas próprias experiências, valores e identidade se relacionam com a sensibilização, a inclusão e a diversidade. Perguntas como: "Como eu posso contribuir para um ambiente mais inclusivo?"; "Quais são meus preconceitos e como posso desconstruí-los?"; e "Como pode ampliar minha compreensão sobre as diferentes realidades das pessoas ao meu redor?" Podem ajudar a desenvolver uma maior consciência sobre si mesmo e sobre o mundo à sua volta. Reconhecer a importância da diversidade, praticar a inclusão e buscar constantemente a sensibilização são passos essenciais para construir uma sociedade mais justa, igualitária e acolhedora para todos.

4.3.24

𝙌𝒖𝙚𝒎 𝑺𝙤𝒖

Hoje, pelas 14:20h a turma G do 9.º ano esteve presente na Biblioteca Escolar, com a finalidade de conversar sobre a identidade de uma pessoa.Esta é composta por diversos elementos, como as suas características pessoais, valores, crenças e experiências de vida. Ela desempenha um papel fundamental na definição de quem somos e como nos relacionamos com o mundo ao nosso redor. No contexto da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento em colaboração com a Biblioteca Escolar da EBSA representada pela Maria Gomes falou-se de respeito pelas desigualdades de cada cidadão que devem ser reconhecidos e respeitadas. Assim, na promoção da cidadania e do trabalho colaborativo, oferecemos informações, a duas turmas do 9.º ano E e G, que no final da atividade fizeram uma avaliação da mesma, através de uma ferramenta digital Mentimenter. Obrigada à prof. Lúcia Neto

𝙌𝒖𝙚𝒎 𝑺𝙤𝒖

Hoje, pelas 13:20h a turma E do 9.º ano esteve presente na Biblioteca Escolar, com a finalidade de conversar sobre a identidade de uma pessoa.Esta é composta por diversos elementos, como as suas características pessoais, valores, crenças e experiências de vida. Ela desempenha um papel fundamental na definição de quem somos e como nos relacionamos com o mundo ao nosso redor. No contexto da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento em colaboração com a Biblioteca Escolar da EBSA representada pela Maria Gomes falou-se de respeito pelas desigualdades de cada cidadão que devem ser reconhecidos e respeitadas. Assim, na promoção da cidadania e do trabalho colaborativo, oferecemos informações, a duas turmas do 9.º ano E e G, que no final da atividade fizeram uma avaliação da mesma, através de uma ferramenta digital Mentimenter. Obrigada à prof.ª Lúcia Neto

29.2.24

𝙎𝒆𝙢𝒂𝙣𝒂 𝒅𝙖 𝘿𝒊𝙫𝒆𝙧𝒔𝙞𝒅𝙖𝒅𝙚 𝘾𝒖𝙡𝒕𝙪𝒓𝙖𝒍

𝙎𝒆𝙢𝒂𝙣𝒂 𝒅𝙖 𝘿𝒊𝙫𝒆𝙧𝒔𝙞𝒅𝙖𝒅𝙚 𝘾𝒖𝙡𝒕𝙪𝒓𝙖𝒍

𝙎𝒆𝙢𝒂𝙣𝒂 𝒅𝙖 𝘿𝒊𝙫𝒆𝙧𝒔𝙞𝒅𝙖𝒅𝙚 𝘾𝒖𝙡𝒕𝙪𝒓𝙖𝒍

𝙎𝒆𝙢𝒂𝙣𝒂 𝒅𝙖 𝘿𝒊𝙫𝒆𝙧𝒔𝙞𝒅𝙖𝒅𝙚 𝘾𝒖𝙡𝒕𝙪𝒓𝙖𝒍

𝙎𝒆𝙢𝒂𝙣𝒂 𝒅𝙖 𝘿𝒊𝙫𝒆𝙧𝒔𝙞𝒅𝙖𝒅𝙚 𝘾𝒖𝙡𝒕𝙪𝒓𝙖𝒍

𝙎𝒆𝙢𝒂𝙣𝒂 𝒅𝙖 𝘿𝒊𝙫𝒆𝙧𝒔𝙞𝒅𝙖𝒅𝙚 𝘾𝒖𝙡𝒕𝙪𝒓𝙖𝒍

𝙎𝒆𝙢𝒂𝙣𝒂 𝒅𝙖 𝘿𝒊𝙫𝒆𝙧𝒔𝙞𝒅𝙖𝒅𝙚 𝘾𝒖𝙡𝒕𝙪𝒓𝙖𝒍

𝙎𝒆𝙢𝒂𝙣𝒂 𝒅𝙖 𝘿𝒊𝙫𝒆𝙧𝒔𝙞𝒅𝙖𝒅𝙚 𝘾𝒖𝙡𝒕𝙪𝒓𝙖𝒍

𝙎𝒆𝙢𝒂𝙣𝒂 𝒅𝙖 𝘿𝒊𝙫𝒆𝙧𝒔𝙞𝒅𝙖𝒅𝙚 𝘾𝒖𝙡𝒕𝙪𝒓𝙖𝒍

𝘾𝒍𝙪𝒃𝙚 𝘼𝒏𝙤́𝒏𝙞𝒎𝙪𝒔

Parceria entre a Biblioteca Municipal (SABE) e Biblioteca EBSA

𝙌𝒖𝙚𝒎 𝒔𝙤𝒖...

Atividade que se irá realizar em trabalho colaborativo entre a BE_EBSA e a disciplina de Cidadadina e Desenvolvimento para os 9.º anos.

19.2.24

𝘼𝒏𝙩𝒐𝙡𝒐𝙜𝒊𝙖_𝙍𝒆𝙖𝒅𝙊𝒏

Hoje, dia 19 de fevereiro, realizou-se a segunda sessão do projeto de antologia conduzida pelo escritor Dr. Rui Correia e participação de Dr.João Paulo Proença. Durante o evento, houve perguntas e debate. Nesta reunião do encantado projeto de antologia guiado pelo mago das palavras de Rui Correia, na Biblioteca Escolar, numa manhã solarenga, questionamentos e debates teceram-se numa dança de sabedoria.