6.11.25

EXPOSIÇÃO INÊS FARSOLA - 500º ANIVERSÁRIO da APRESENTAÇÃO do "AUTO DE INÊS PEREIRA" de GIL VICENTE

EXPOSIÇÃO INÊS FARSOLA - 500º ANIVERSÁRIO da APRESENTAÇÃO do "AUTO DE INÊS PEREIRA" de GIL VICENTE por DÉBORA PAX

A equipa do Plano Nacional das Artes do Agrupamento de Escolas de Albufeira teve o prazer de convidar todos os elementos da comunidade educativa para a inauguração da exposição “A Farsa de Inês Pereira”, da pintora Débora Pax, que teve lugar no dia 4 de novembro, às 10h, na Biblioteca da Escola Básica e Secundária de Albufeira (EBSA).

Nesta mostra, que contou com a presença da artista, tivemos a oportunidade de conhecer mais de perto a sua interpretação artística, pessoal e contemporânea da célebre obra de Gil Vicente, num momento de partilha que incluiu um beberete de boas-vindas.

A exposição estará patente na Biblioteca da EBSA de 4 a 14 de novembro de 2025, e integra-se no âmbito do Plano Nacional das Artes, do Projeto Erasmus+ e do Geoparque Algarvensis.

Esta iniciativa, acolhida com o apoio da Biblioteca da EBSA, conta ainda com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, do Correio da Feira e do operador turístico Quadrante.

Não perca esta oportunidade de apreciar arte, literatura e o diálogo entre tradição e contemporaneidade!





Ida ao Teatro: "As Criadas de Pessoa" (Auditório Municipal de Albufeira)

 Ida ao Teatro: "As Criadas de Pessoa" (Auditório Municipal de Albufeira)

No dia 4 de novembro de 2025 os alunos de todas as turmas do 9º ano foram ao Auditório Municipal de Albufeira assistir à peça de teatro intitulada "As Criadas de Pessoa" da autoria da Emblematic Fusion e numa iniciativa da Biblioteca Municipal Lídia Jorge. A peça retrata, com humor e criatividade, a vida e a obra de Fernando Pessoa e dos seus heterónimos, através dos olhos das suas pretensas criadas, que são convidadas a participar num reality show para falar dos seus patrões. Esta sessão com a duração de 70m. foi exclusivamente dirigida ao público escolar.
Esta iniciativa teve como objetivo promover a literatura portuguesa e despertar interesse por Fernando Pessoa e seus heterónimos.